Indicadores ETHOS
Os
indicadores Ethos permitem às empresas que assim o desejem, avaliarem e gerirem
os negócios de forma socialmente responsável, ou seja, os indicadores Ethos são
um sistema de avaliação do estado em que se encontram as práticas de
responsabilidade social das mesmas empresas e, têm por base uma autoavaliação
com base num inquérito.
Uma
empresa considera-se socialmente responsável quando completa os sete
indicadores do Ethos mostrando-se transparente
nas suas obrigações, ou seja, devendo adotar uma transparência nos seus negócios
no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos, fortalecendo a
legitimidade social das suas atividades, esta transparência inclui ainda o
diálogo com os stakeholders e
relações com a concorrência; na forma como trata o seu público interno investindo no desenvolvimento pessoal e
profissional dos seus empregados com o intuito de proporcionar boas condições
de trabalho, um ambiente favorável ao bom relacionamento fomentando a
participação dos empregados e respeitando as diversas culturas e crenças
presentes; como interage com o meio
ambiente, desenvolvendo-se de forma sustentável demonstrando respeito pelas
gerações futuras investindo em projetos para compensar os recursos naturais
utilizados; que tipo de relação tem com os clientes
e fornecedores, estabelecendo uma relação de simetrias com os fornecedores,
incentivando-os a serem também responsáveis tentando sempre melhorar essa
relação e, investindo em produtos com qualidade para os seus
clientes/consumidores alinhando-se sempre aos objetivos dos mesmos; com a comunidade, compensando-a pelos
recursos que ela oferece á empresa e, respeitando os valores e costumes dessa
mesma comunidade desenvolvendo ações benéficas para a comunidade; e que
influencia tem no governo e na sociedade
onde se insere onde deverá participar nos eventos organizados por organizações,
fóruns empresariais (como por exemplo a Infovalor onde no mesmo espaço
concentrou diversas empresas e acionistas desenvolvendo ainda a literacia
financeira a quem quisesse participar no evento) e, contribuir para o “combate
à corrupção”
Conclui-se assim que existem sete indicadores ETHOS:
1.
Transparência;
2.
Públicos
Internos;
3.
Meio
Ambiente;
4.
Clientes/Consumidores;
5.
Fornecedores;
6.
Comunidade;
7.
Governo e
Sociedade.
Os
indicadores são avaliados por meio de dois grupos de indicadores. O primeiro,
composto de uma barra de quatro quadros juntos, corresponde à avaliação do
estágio atual da responsabilidade social da empresa, sendo que o quadro mais à
direita corresponde à postura mais desejada. Permite facilmente à empresa
situar-se na escala, identificando seu posicionamento em relação aos estágios
mais frequentemente encontrados no mercado.
O
segundo grupo de indicadores, composto de respostas binárias (sim/não) e de
valores numéricos, contém elementos de validação e detalhamento do estágio de
responsabilidade social identificado pela empresa. A importância deste segundo
grupo de informações reside na montagem de uma base de dados que vai permitir,
no futuro, a comparação de atividades e a distinção das melhores práticas
adotadas.
A
avaliação do nível de responsabilidade social por empresa será consolidada pelo
Instituto Ethos, conforme uma metodologia própria. Os resultados finais serão
baseados num sistema de pontuação consoante os diferentes indicadores e temas,
que vai permitir considerar:
A
importância e a profundidade de cada indicador, considerando sua atualidade e
impacto na sociedade;
Setores
em que certos indicadores não têm relevância;
Setores
onde alguns temas possuem menor peso relativo frente aos demais.
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