segunda-feira, 4 de junho de 2012


Indicadores ETHOS

Os indicadores Ethos permitem às empresas que assim o desejem, avaliarem e gerirem os negócios de forma socialmente responsável, ou seja, os indicadores Ethos são um sistema de avaliação do estado em que se encontram as práticas de responsabilidade social das mesmas empresas e, têm por base uma autoavaliação com base num inquérito.
Uma empresa considera-se socialmente responsável quando completa os sete indicadores do Ethos mostrando-se transparente nas suas obrigações, ou seja, devendo adotar uma transparência nos seus negócios no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos, fortalecendo a legitimidade social das suas atividades, esta transparência inclui ainda o diálogo com os stakeholders e relações com a concorrência; na forma como trata o seu público interno investindo no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus empregados com o intuito de proporcionar boas condições de trabalho, um ambiente favorável ao bom relacionamento fomentando a participação dos empregados e respeitando as diversas culturas e crenças presentes; como interage com o meio ambiente, desenvolvendo-se de forma sustentável demonstrando respeito pelas gerações futuras investindo em projetos para compensar os recursos naturais utilizados; que tipo de relação tem com os clientes e fornecedores, estabelecendo uma relação de simetrias com os fornecedores, incentivando-os a serem também responsáveis tentando sempre melhorar essa relação e, investindo em produtos com qualidade para os seus clientes/consumidores alinhando-se sempre aos objetivos dos mesmos; com a comunidade, compensando-a pelos recursos que ela oferece á empresa e, respeitando os valores e costumes dessa mesma comunidade desenvolvendo ações benéficas para a comunidade; e que influencia tem no governo e na sociedade onde se insere onde deverá participar nos eventos organizados por organizações, fóruns empresariais (como por exemplo a Infovalor onde no mesmo espaço concentrou diversas empresas e acionistas desenvolvendo ainda a literacia financeira a quem quisesse participar no evento) e, contribuir para o “combate à corrupção”

Conclui-se assim que existem sete indicadores ETHOS:
1.      Transparência;
2.      Públicos Internos;
3.      Meio Ambiente;
4.      Clientes/Consumidores;
5.      Fornecedores;
6.      Comunidade;
7.      Governo e Sociedade.
      Os indicadores são avaliados por meio de dois grupos de indicadores. O primeiro, composto de uma barra de quatro quadros juntos, corresponde à avaliação do estágio atual da responsabilidade social da empresa, sendo que o quadro mais à direita corresponde à postura mais desejada. Permite facilmente à empresa situar-se na escala, identificando seu posicionamento em relação aos estágios mais frequentemente encontrados no mercado.
     O segundo grupo de indicadores, composto de respostas binárias (sim/não) e de valores numéricos, contém elementos de validação e detalhamento do estágio de responsabilidade social identificado pela empresa. A importância deste segundo grupo de informações reside na montagem de uma base de dados que vai permitir, no futuro, a comparação de atividades e a distinção das melhores práticas adotadas.
     A avaliação do nível de responsabilidade social por empresa será consolidada pelo Instituto Ethos, conforme uma metodologia própria. Os resultados finais serão baseados num sistema de pontuação consoante os diferentes indicadores e temas, que vai permitir considerar:
      A importância e a profundidade de cada indicador, considerando sua atualidade e impacto na sociedade;
Setores em que certos indicadores não têm relevância;
Setores onde alguns temas possuem menor peso relativo frente aos demais.
    





Sem comentários:

Enviar um comentário